sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Reflexão Individual - Celmira Novo


A presente reflexão foi realizada no âmbito desta unidade curricular, tendo como principal objetivo dar a conhecer aos docentes as aprendizagens e competências que foram desenvolvidas e adquiridas ao longo do semestre.
Anteriormente ao início desta unidade curricular, refleti sobre que tipo ligação existiria entre a língua portuguesa e as tecnologias de informação e comunicação, mas, decorrer das aulas pude perceber que a ligação entre as duas “temáticas” poderá surgir de uma forma bastante positiva.
Como descrito no programa da unidade curricular, espera-se que os estudantes adquiram competências sobre literacia digital que tem como fim permitir a autonomia de utilizadores que somos e, ao mesmo tempo fazer com que experimentemos “as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de competências comunicativas em língua portuguesa, particularmente de compreensão e expressão oral, leitura e escrita”. Sendo assim, e tendo em conta os trabalhos que desenvolvemos no decorrer do semestre, acredito que consegui desenvolver algumas competências previstas, tanto ao nível teórico como ao nível prático.
Penso que as tecnologias de informação e comunicação vêm de certo modo potenciar as aprendizagens em contexto de sala de aula quando utilizadas com objetivos pertinentes e, com intenção pedagógica bem definida. Dando o exemplo de um dos temas abordados nas aulas: a televisão como ferramenta de ensino e aprendizagem. Muitas vezes os educadores e os professores utilizam a televisão com os seus alunos com o intuito de os distrair e apenas isso, não vêm a televisão como uma ferramenta pedagógica que poderá servir como metodologia para o ensino e para o desenvolvimento de uma ou diversas aprendizagens. Sim, porque através de um pequeno filme às crianças/jovens poderão relacionar e desenvolver conteúdos lecionados em aula. Este tema foi um dos conteúdos programáticos que considero dos mais significativos para a minha aprendizagem enquanto estudante de uma licenciatura que tem como objetivo ensinar e aprender com crianças e pequenos jovens, não dando evidentemente menos relevância a outros conteúdos lecionados ao longo do semestre.
Com o boom da era tecnológica, vemos que existe uma grande necessidade da utilização das tecnologias em contexto de sala de aula, pois as “novas crianças” estão mais envolvidas nesta nova era e nós como futuras profissionais de educação, temos o dever de acompanhar esta mudança, pois é facto de que atualmente a idade de crianças que utilizam equipamentos tecnológicos como tablets, telemóveis, computadores, entre outros é cada vez mais baixa, daí temos que estar preparadas para saber lidar com esta situação, sem esquecer que a utilização das TIC em sala de aula exige uma boa preparação por parte do educador/ professor. Sem esquecer que, passo a citar (Paz, 2008) (…) note-se que, tal como a utilização das novas tecnologias não faz bons professores, também a sua não utilização não faz deles maus professores. As novas tecnologias não são a pedra filosofal para o sucesso educativo.”
Tive também a oportunidade de conhecer outros programas como:  Capzles; Tux Paint; ISSUU, o Photostory e o Stripgenerator entre outras ferramentas que me permitirão utilizar com os meus futuros alunos.
Durante o semestre tive o ensejo de trabalhar com a minha colega Ana Margarida Custódio, que sempre se disponibilizou para á realização de todos os trabalhos que eram para desenvolver á pares e, sempre esteve disponível para o esclarecimento das dúvidas que surgiram relacionadas com o aspeto do blog, no qual revelo mais dificuldades. E, outro aspeto que considerei menos conseguidos, foram as aulas teóricas, pois eram bastante longas, apesar de serem bastante relevantes e necessárias para o desenvolvimento dos diversos temas relacionados com a língua portuguesa e as TIC em contexto sala de aula. 
Por fim, penso que esta unidade curricular foi deveras importante para mim enquanto aluna e futura educadora, pois, enriqueceu os meus conhecimentos a nível informáticos e apresentou novas ferramentas que podem ser utilizadas na transmissão de conhecimentos e saberes. Quanto aos docentes, mostraram-se sempre disponíveis para qualquer esclarecimento.  

Paz, J.(2008). Educação e Novas Tecnologias

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