Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e
Comunicação, no meu ponto de vista, foi a Unidade Curricular que mais superou
as minhas expectativas este ano letivo, principalmente devido ao seu caráter
prático e também pelas temáticas que aborda.
Na minha opinião é importante que o professor/educador
saiba utilizar as T.I.C. em prol das aprendizagens dos alunos, cativando-os, e é
isso que esta U.C. nos ensina, para além de nos dar a conhecer ferramentas que
permitem fazer isso mesmo. O Capzles, por exemplo, permite-nos elaborar uma
série de coisas com eles e para eles; no ensino da história de Portugal o
professor pode elaborar uma linha do tempo com os acontecimentos mais
significativos e para a Língua Portuguesa pode ser usado para criar histórias
elaboradas pelos alunos.
Para além dos aspetos práticos, esta U.C. também trata
aspetos teóricos, igualmente importantes para a nossa formação e que
complementam os primeiros. Esta componente explicita conceitos e dá-nos a
conhecer formas de ensinar utilizando as T.I.C., enquanto que a componente prática
nos fornece as ferramentas que precisamos.
As aprendizagens significativas que adquiri com esta
U.C. incidiram, principalmente, sobre a componente prática, na medida em que
fiquei a conhecer novas ferramentas, como o TuxPaint, por exemplo, que poderei
utilizar tanto na minha vida profissional como na pessoal; e também novas
formas de abordar e trabalhar a Língua Portuguesa e outras disciplinas, como
por exemplo a partir de filmes ou séries.
Quanto aos contributos da U.C. para a minha formação
pessoal, académica e profissional: pessoalmente, contribui para me fazer
refletir sobre os benefícios e os malefícios das T.I.C. na aprendizagem;
academicamente deu-me a conhecer formas de abordagem às diferentes disciplinas
escolares que eventualmente poderei utilizar nas didáticas e/ou nos estágios;
e, finalmente, profissionalmente, deu-me excelentes ideias para trabalhos que
poderei fazer com os meus futuros alunos.
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