domingo, 4 de dezembro de 2016

Análise dos resultados do questionário sobre Segurança na Internet: Compras pela Internet

No âmbito da unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, foi-nos solicitada a realização de um questionário sobre a Segurança na Internet, no qual nos cingimos no tema das Compras pela Internet. Nesta perspetiva, o nosso principal objetivo foi avaliar os hábitos dos inquiridos em relação ao uso da Internet e à utilização da mesma para efetuar compras, refletindo sobre os seus riscos.

O nosso público alvo incidiu sobre uma pequena amostra de uma turma do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Setúbal, pelo que obtemos, no total, 8 respostas.

Análise dos dados:

Ao analisar as nossas respostas, constatámos que 100% dos inquiridos era do sexo feminino.

Na segunda questão (Com que frequência utiliza a Internet?) verificámos que a maioria dos inquiridos (cerca de 87,5%) respondeu que utilizava a Internet com muita frequência, e apenas um "com pouca frequência".

A terceira questão incidiu sobre o período de utilização da Internet, pelo que 50% dos inquiridos respondeu que utiliza a Internet durante duas a três horas.

Na quarta questão (Porque motivos utiliza a Internet?), os inquiridos podiam optar por mais que uma resposta, sendo que a maioria assinalou as opções "Lazer" e "Académicos".

Na quinta questão  (Quais os locais em que costuma utilizá-la?) o maior número de respostas incidiu sobre a opção "Casa".

A sexta questão remete diretamente para o tema central do nosso formulário, as Compras pela Internet. Nesta questão pretendemos, apenas saber se os inquiridos realizam compras pela Internet ou não, pelo que 75% respondeu que "Sim" e 25% responderam "Não". Conforme a resposta escolhida, o questionário toma uma direção distinta:


- Se a resposta for "Sim": na primeira questão, interrogamos aos inquiridos "O que mais gosta comprar pela Internet? 50% dos  mesmos assinalou "Viagens", sendo que os restantes assinalaram a opção vestuário e outros.

Na segunda questão referia-se a modo de pagamento, em que 66,7% escolheu "Multibanco" como modo de pagamento.

Na terceira questão "Já se decepcionou ou conhece alguém que se sentiu lesado quando comprou pela Internet? Se sim, porquê". Vimos que nesta questão, a resposta dos inquiridos dividiu-se, sendo que 50% assinalou "Sim"  e 50% respondeu "Não".

- Se a resposta for "Não": numa primeira questão pretendíamos saber quais são os seus medos no que toca ás compras via Internet, pelo que a maioria  respondeu que o seu maior medo é não receber o produto; na segunda pergunta quisemos saber a opinião dos inquiridos quanto à razão pelo qual o consumidor gosta em compras pela Internet, sendo que a maioria respondeu que as principais razões eram os preços menores que os praticados nas lojas de rua e a comodidade de não precisar de sair de casa.

Conclusão:


Com a realização deste questionário concluímos que a nossa pequena amostra de inquiridos utiliza a Internet com frequência, para fins de lazer ou para questões académicas e de preferência em casa. No entanto, houve algumas falhas na elaboração de perguntas do formulário. Por exemplo, na pergunta de conhecimento geral no que toca à idade dos inquiridos, não foi possível fazer uma análise dos dados, pois os inquiridos não conseguiram colocar as datas no calendário.  Outro erro que foi notado durante a análise de dados foi na questão,"Já se decepcionou ou conhece alguém que se sentiu lesado quando comprou pela Internet? Se sim porquê?, os inquiridos que assinalaram sim, não tinham como escrever a sua resposta. 
Porém, concluímos que, no que toca às "Compras pela Internet", a maioria já fez compras pela Internet e tem consciência dos riscos que daí advêm.

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    gostei do vosso trabalho. Está sintético mas foca os aspetos mais importantes da temática que procuraram estudar. Nota-se ainda alguma capacidade de crítica face ao vosso trabalho.
    Cumprimentos
    MRR

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