segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Definição de "blog" e as suas possíveis utilizações pedagógicas

Segundo Maria João Gomes (2005), “blog” surgiu como uma abreviatura do termo original da língua inglesa “weblog”, uma página Web que é atualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou pequenos textos e apresentadas de forma cronológica. Nestas mensagens podem também estar incluídos links de sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor. Na perspetiva dos autores Ana Amélia A. Carvalho, Adelina Moura, Luís Pereira e Sónia Cruz um blogue começou por ser um diário online, muitas vezes designado com o nome do autor, mas rapidamente evolui para um espaço de opinião temática; pode ser pessoal ou coletivo e estar aberto a todos ou exclusivo de uma comunidade fechada, onde se discute temas específicos de interesse para esse grupo ou turma.

Segundo Paula Peres e Maria João Gomes (2005), um blog poderá ser uma ferramenta alternativa no processo de aprendizagem nas escolas, onde o professor disponibiliza e partilha informação com os seus alunos, pais e professores. Paula Peres apresenta alguns exemplos que provam isso mesmo: um blog do tipo jornal poderá ser benéfico para os alunos refletirem e registarem experiências de ensino/aprendizagem, mas também para fornecer pistas de auxílio a outros professores, para partilhar ideias de atividades de aprendizagem, entre outros assuntos relacionados com a escola; um blog de turma, onde se podem afixar informações relacionadas com a turma, como por exemplo calendários, eventos, atribuições de trabalhos ou outras informações relevantes; um blog com o intuito de incentivar os alunos à participação, onde os alunos comentam textos e fotos, explicitando as suas ideias e opiniões sobre assuntos discutidos nas aulas. Já Maria João Gomes (2005) apresenta uma proposta diferente: a criação de um blog como espaço de intercâmbio e colaboração entre escolas, normalmente de pequenas dimensões e geograficamente isoladas e com um número de alunos reduzido, fazendo com que haja uma diminuição do isolamento e consequentemente gere oportunidades de convívio e socialização de alunos e professores.


Referência Bibliográficas:

Carvalho, A. A., Moura, A., Pereira, L., & Cruz, S. (s.d.). Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. Obtido em 21 de Setembro de 2016, de http://repositorio.uportu.pt:8080/xmlui/bitstream/handle/11328/468/Blogue.2006.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Obtido em 21 de Setembro de 2016, de http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf



Peres, P. (s.d.). Edublogs como mediadores de Processos Educativos. Obtido em 21 de Setembro de 2016, de http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/628/pdf

1 comentário:

  1. O nosso grupo comentou a reflexão das autoras Celmira Sousa e Ana Margarida Custódio. Do nosso ponto de vista as informações essenciais estão contidas no texto. No entanto, poderia ser mais cuidadosa a forma como utilizaram o conteúdo, por exemplo no último parágrafo o texto poderia ser mais conexo, no que respeita às ideias dos diferentes autores. A catalogação da referência bibliográfica do documento de Maria João Gomes está errada e a sua utilização não estabelece uma conexão com o resto do parágrafo. Quanto à estrutura do texto consideramos que foi bem conseguido.

    Andreia Bernardo e Rita Francisco

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